terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre.









Vozes do discurso.


Quando lemos um texto, há um narrador, que é quem conta o fato. Esse locutor ou narrador pode introduzir outras vozes no texto para auxiliar a narrativa.

Para fazer a introdução dessas outras vozes no texto, a voz principal ou privilegiada, o narrador, usa o que chamamos de discurso. O que vem a ser discurso dentro do texto? Discurso é a forma como as falas são inseridas na narrativa.

O discurso pode ser classificado em: direto, indireto e indireto livre.

Discurso direto: reproduz fiel e literalmente algo dito por alguém. Um bom exemplo de discurso direto são as citações ou transcrições exatas da declaração de alguém.

Primeira pessoa (eu, nós) – é o narrador quem fala, usando aspas ou travessões para demarcar que está reproduzindo a fala de outra pessoa.

Exemplo de discurso direto: “Não gosto disso” – disse a menina em tom zangado.

Discurso indireto: o narrador, usando suas próprias palavras, conta o que foi dito por outra pessoa. Temos então uma mistura de vozes, pois as falas dos personagens passam pela elaboração da fala do narrador.

Terceira pessoa - ele(s), ela(s) – O narrador só usa sua própria voz, o que foi dito pela personagem passa pela elaboração do narrador. Não há uma pontuação específica que marque o discurso indireto.

Exemplo de discurso indireto: A menina disse em tom zangado, que não gostava daquilo.

Discurso indireto livre: É um discurso misto onde . Há uma maior liberdade, o narrador insere a fala do personagem de forma sutil, sem fazer uso das marcas do discurso direto. È necessário que se tenha atenção para não confundir a fala do narrador com a fala do personagem, pois esta surge de repente em meio a fala do narrador.

Exemplo de discurso indireto livre: A menina perambulava pela sala irritada e zangada. Eu não gosto disso! E parecia que ninguém a ouvia.


O tempo verbal também é fator determinante dos discursos. O discurso indireto estará sempre no passado em relação ao discurso direto.

Discurso direto - tempos verbais

Presente do indicativo: “Não gosto disso” – diz a menina em tom zangado.
Pretérito perfeito do indicativo: “Não gostei disso” – disse a menina em tom zangado.
Futuro do indicativo: “Não gostarei disso” – disse a menina em tom zangado.
Imperativo: - Vista o agasalho, meu filho.

Discurso Indireto – tempos verbais

Pretérito imperfeito do indicativo: A menina afirmou que estava zangada.
Pretérito-mais-que-perfeito do indicativo: A menina afirmara que estava zangada (composto – A menina tinha afirmado que estava zangada)
Futuro do pretérito : A menina disse que estaria zangada.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: A mãe recomendou-lhe que vestisse o agasalho.

Bjokas
Raquel

12 comentários:

  1. E que os seus discursos (diretos, indiretos e afins) nunca cessem, Raquel. Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Você não imagina o quanto suas palavras me tocaram, principalmente porque eu demorei muito tempo para acreditar que eu escrevia. E hoje em dia, quando alguém me diz coisas desse tipo, sinto que não deve ser por acaso que as (ins)pirações me chegam com tanta intensidade e que devo, sim, partilhar com os outros os meus escritos. Um beijo enormemente grato. Ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma aula de português!
    ^~

    Engraçado é que eu estou estudando verbos (vozes verbais)
    ahah

    Posso pagar uma de nerd

    ResponderExcluir
  4. eu achei muitolegal,só que vcs deveriam fazer um poster mais assim complexo não entendi quase nada
    e assim eu atéque gostei

    assim parecerei uma nerd

    ResponderExcluir
  5. eu quero um a coisa bem mais curta heloo a hannah montana tá com a agenda lotadaaa!

    ResponderExcluir
  6. é eu tbm tó precisando pq tipoo não é que eu queria me exibir mais tipo eu tbm tenho mil e um compromissos e tem a escola etc.. né tá para fazer o favor de deixar um pouco mais curto isso para mim ;**

    ResponderExcluir
  7. olha eu to na mesma situaçaõ mais curto pq eu amo esse sitee!!
    falando nisso kevin seu tarado apalpo a bunda de sua noiva!!

    ResponderExcluir
  8. Ok vamos lá é muita coisa para minha cabeçaa linda :(!!
    bem eu tenho varias coisas para cuidar deixa um pouco mais para os jonas brothers e escreve que é especialmente para a gente !! ;** faiz esse favor?? ;*
    e nick vc que é taradoo que fika cantando as meninas principalmente as nossas fãs e outra o "joe" tbm é muito safadoo!

    ResponderExcluir
  9. bem eu não possoo falar nada mais fika on no twiter que taí a gente se fala em toma cuidado com vc meow vc vai apanhaa algum diaa !!

    ResponderExcluir
  10. Hannah Montana/ Miley Cyrus27 de agosto de 2009 às 18:20

    Hannah Montana quer um texto mais curtooo!! :@

    ResponderExcluir
  11. bem eu axo qe esse texto tá explicadoo otimo parabens!

    ResponderExcluir
  12. Não entendi nada querida...beijokaaas

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails