domingo, 10 de agosto de 2008

Aula grátis: Texto descritivo - Motor de busca




Ao verificar como as pessoas encontram o blog, percebi que os assuntos, ou palavras digitados na busca poderiam servir de sugestão para os assuntos tratados aqui.

Então vamos ao primeiro artigo de uma série que vou denominar: Motor de busca.
A primeira busca que selecionei digitou: Como ensinar texto descritivo para crianças.


Segundo Othon M. Garcia (1973), "Descrição é a representação verbal de um
objecto sensível (ser, coisa, paisagem), através da indicação dos seus aspectos
mais característicos, dos pormenores que o individualizam, que o distinguem."


Pode-se afirmar que Texto Descritivo é aquele que leva o leitor, ou o ouvinte a “visualizar” o que está sendo dito, e como em uma foto, não há movimento no texto descritivo, pois o objetivo é capturar uma “imagem” como ela está no momento da descrição.

Uma boa forma de fazer a criança entender é exemplificar para ela o texto descritivo verbal (falado ou escrito) e o texto descritivo não verbal(fotos, pinturas, desenhos), explicando que um pode complementar o outro. Por exemplo, a foto de um cachorrinho desaparecido ao lado do texto informando suas características.

Texto descritivo é , então, desenhar, pintar, usando palavras em vez de tintas. Um bom exercício para levar a criança a vivenciar o texto descritivo e pedir que ela olhe em volta e escreva ou fale o que está vendo, descrever objetos como, sua mochila, estojo, etc. Ou que ela conte como é o coleguinha ao lado,(nessa é bom ter cuidado, pois elas costumam achar defeitos horrorosos).

Algumas das características que marcam o texto descritivo são:

•presença de substantivo, que identifica o que está sendo descrito.

•adjetivos e locuções adjetivas.

•presença de verbos de ligação.

•há predominância do predicado verbal, devido aos verbos de ligação e aos adjetivos.

•emprego de metáforas e comparações, para auxiliar na “visualização” das características que se deseja descrever.

Essa é a explicação básica e resumida de “como ensinar texto descritivo para crianças”. Lembrando que ao descrever seres vivos, as características psicológicas e comportamentais, também fazem parte da descrição.

Exemplo de texto descritivo:

"A árvore é grande, com tronco grosso e galhos longos. É cheia de cores, pois tem o marrom, o verde, o vermelho das flores e até um ninho de passarinhos".


Sei que a pessoa que escreveu isso no motor de busca,certamente já encontrou sua resposta. Mas a explicação pode servir a outras pessoas.Caso você deseje perguntar alguma coisa, deixe na área do comentário e eu reponderei por lá mesmo.

Abs
Raquel.




8 comentários:

  1. Obrigada pela aula ..

    já tinha percebi algumas coisinha .. mas vc me elucidou em muitas outras.

    otimo post..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog inteiro!

    Ele é ótimo para auxilia...
    e este seu post ñ servi apenas para crianças mas todos, porque todos temos um pouco de dúvidas.

    Assinado pelo neófito mas distinto blog: http://chip-novo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. muito legal!
    eu não saberia dizer nunca como explicar um texto descritivos p criança, segueria mais a intuição e a leitura para a faixa etária de acordo com a capacidade da mesma^^
    mas bem legal a descrição^^

    =***

    ResponderExcluir
  4. lembrando o fato de que o motor de busca funciona bem, mas não tão bem as vezes rsrsr

    achei legal a postagem e é a primeira que vejo do gênero na net.
    Mas acho engraçado e fascinante a forma das crianças assimilarem conhecimento^^

    bjos^^

    ResponderExcluir
  5. Assunto que muito me interessa... adoro escrever... descrever eh um dos momentos principais de um texto.. eh atraves da descricao que situamos o lugar, o personagem, o contexto... mas sou partidario de descricoes simples e objetivas, o texto fica mais leve e menos chato...

    ResponderExcluir
  6. Humm.. Motor de Busca.

    Otimo titulo..
    Texto descritivo é algo que gosto de fazer, gosto muito.. Não tem como, eu acho que é algo que todos deviam ter em suas mentas, sempre que tiverem um tempo... deveriam escrever textos descritivos, n importa o assunto que abrange e sim que seja descritivo isso faz mais bem do que muitos imagina..

    www.conquistadoresdm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Retiro os comentários ridículos acima.
    primeiro que nunca me interessei pelo assunto.
    Depois, não tinha motivo algum ara postar e ser simpático.
    Não é interessante e não é curioso!
    Estou deixando claro o que eu penso e de como eu queria ser agradável para as pessoas a troco da minha personalidade!
    Estou sendo sincero, e só isso me importa, doa em quem doer!
    Não sabia nem do que estava falando! e provavelmente nem tinha lido!
    Hoje tenho um filho, e mesmo assim, não li nada do que está aqui!

    sem mais,
    Leonardo Dognani

    ResponderExcluir
  8. Se não e interessante pq vc entrou em um site q fale sobre uma coisa q lhe desagrade tanto como vc diz?

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails