quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Letra x Fonemas - Contar

_________________________________________________
Confiram dicas de beleza e variedades femininas em: Moda Clássica: atual, atemporal, moderna.
_________________________________________________

Fonema - mínima unidade sonora, distintiva de signifcado.
Letra - representação gráfica do fonema (som)

MALA = 4 letras, 4 fonemas
AGULHA = 6 letras, 5 fonemas (as letras LH contam como um único fonema, pois é emitido só um som)
TÁXI = 4 letras, 5 fonemas ( o X é pronunciado como KS, portanto, com dois sons, dois fonemas)

De forma simplificada, cada letra corresponde a um fonema, por exemplo : em MALA, na sílaba MA existem dois fonemas (sons), o do M e o do A.

Mas o fonema é o SOM, enquanto a letra é a representação gráfica (escrita) desse som. Na Língua Portuguesa temos alguma variações entre os fonemas (sons) e letras (representação gráfica)

Nos digrafos, isto é, duas letras com um único som , evidentemente você contará só um fonema.exemplo: AGULHA, o LH é um dígrafo, então as letras LH contam como um único fonema.

Temos também uma única letra correspondendo a dois fonemas (sons).Exemplo:TÁXI - 4 letras, mas repare que o X é pronunciado como KS , então temos dois fonemas para uma única letra.

Bjokas
Raquel

8 comentários:

  1. muito legal apesar de não ter muita coisa, o que vi foi essencial
    beijos.
    Rai Mesquita.

    ResponderExcluir
  2. Tbem gostei.

    Valeu mesmo.

    Marquinhos(SE).

    ResponderExcluir
  3. é tbom pelo menos umas pessoa coloca alguma palavra cert!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Raquel querida, me ajudouu muito, agora sei conta fonemas(quee burra eu)!!! brigadão amiga(ass. uma menina)

    ResponderExcluir
  5. adorei a explicação
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de uma esplicação mais aprofundada, pois estou estudando para concursos.
    Desde já, agradeço.


    01 de outubro de 2010 16:05

    ResponderExcluir
  7. obrigada pela expicação Raquel,vc me ajudou muito,bjo...

    ResponderExcluir
  8. simples e especifico vlw

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails