segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As várias interpretações possíveis sobre um mesmo texto.

A comunicação e a variedade de interpretaçao de um mesmo texto é uma área de estudo fascinante da linguagem!

Fui perguntada  sobre  qual significado  da frase "Cuide tudo que for verdadeiro, deixe tudo que não for passar" - Essa frase  é  da  música Cuide bem do seu  amor - Paralamas  do  Sucesso.

A frase oferece várias interpretações, assim, como todo texto. Pois ao interpretá-lo o leitor (no caso da música, o ouvinte), vai aplicá-la à sua bagagem de vida, ao seu conhecimento de mundo e ao  momento  atual de sua  vida pessoal, ao seu  grau de  instrução, e mais uma infinidade  de  variantes.

Para mim essa frase significa um conselho para que não valorizemos e nem nos apeguemos à ilusões,  mas ela vai ter tantas interpretações diferentes quantos forem os seus leitores (ouvintes).

Se vale a pena seguir esse conselho já são outros quinhentos, afinal tem ilusão que proporciona muita felcidade... Mas deixemos  de  digressões e voltemos  à interpretação de  textos; o filme Matrix e  a  Teoria de  Platão sobre  a Metafísica  a gente  discute em  uma  outra oportunidade ;)

Ainda ontem escrevi O príncipe encantado e a porta aberta. baseando-me, ou melhor , inspirando-me em um texto de outra pessoa, só que, o que eu entendi do texto dele pode não ser necessáriamente o que ele quis dizer...

Um fato curioso sobre interpretação: conta-se que Oswaldo Montenegro teve a letra de uma música sua colocada em uma prova de vestibular e, por curiosidade ele foi fazer a tal prova. Pois bem, ele seria a autoridade máxima para dizer o significado de uma frase da música, certo? Errado ( risos). Isso mesmo, ele disse que o significado de uma frase lá era tal e a banca corretora da prova deu "errado", sem saber quem tinha feito a prova, óbvio.

Oswaldo entrou com recurso. Ora bolas, afinal ele sabia exatamente o que queria dizer tal frase , já que foi ele quem escreveu. Mas a banca corretora tinha interpretado outra coisa.

Não busquei fundamentos para confirmar a história, ela  me  foi  contada  por  alguém,  mas me parece verossímel.

E só  para arrematar, o vídeo da música  que  originou  a  pergunta, e  consequentemente  o  post.




Exponha suas idéias!!! Diga o que você pensa sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails