terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Escrevendo em seu blog/site - Adquação vocabular.

Escolha seu público e adque sua linguagem a dele. Falar bonito não é falar difícil, o importante é que seu leitor te entenda.


O primeiro passo para o sucesso de  um blog é o planejamento - assim como em todo trabalho -

Existem muitos espaço na web dedicados à imagens, filmes, vídeos, etc. Mas o texto ainda é o carro chefe em matéria de comunicação.

Seu texto é direcionado a quem?
Já decidiu investir em um blog/site! Então defina para quem você irá escrever. Isso é muito importante, pois cada segmento exige e entende um tipo de linguagem diferente.

- Tipo assim, se vc for escrever para adolescentes pode abusar do "miguxes", dos "vc, kd, tbm, pq, blz, vlw, D+,  e por aí vai... Eles entenderão e se sentirão integrados ao seu texto.

Porém, se o seu foco for informação, opte por palavras escritas por extenso, dircurso objetivo, claro,   e, de preferência, usando a norma formal da  língua, sem erros de  grafia.

De forma geral:
A não ser que esteja escrevendo um texto direcionado a acadêmicos de  Língua Portuguesa, evite  palavras muito rebuscadas e difíceis nada de "procrastinar, embrolho, subjetivo, paulatinamente, ósculos, amplexos e afins". Use sempre os sinônimos correntes na linguagem comum, (não faça seu leitor ser obrigado a consultar o dicionário), pois certamente, ao invés de ir verificar  no dicionário, ele abandornará seu blog e irá procurar outro onde a informação esteja posta de forma mais clara.

Escolha assuntos sobre os quais você tenha algum conhecimento e domínio, isso facilitará bastante a sua escrita sobre ele.

Uma última dica: evite textos muito longos! A maioria das pessoas não têm paciência de ler muito. Textos longos são cansativos e poucos serão os que se disponibilizarão a ler tudo. Mais de 90% dos brasileiros não têm o hábito de ler. Portanto, textos curtos têm muito mais chances de atingir seus objetivos.

Releia SEMPRE o que escreveu! Essa é a forma mais  eficaz de corrigir e melhorar seu texto.

Contribua  com este artigo, comentando, deixando sua opinião, sugestão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails