Escolha seu público e adque sua linguagem a dele. Falar bonito não é falar difícil, o importante é que seu leitor te entenda.
O primeiro passo para o sucesso de um blog é o planejamento - assim como em todo trabalho -
Existem muitos espaço na web dedicados à imagens, filmes, vídeos, etc. Mas o texto ainda é o carro chefe em matéria de comunicação.
Seu texto é direcionado a quem?
Já decidiu investir em um blog/site! Então defina para quem você irá escrever. Isso é muito importante, pois cada segmento exige e entende um tipo de linguagem diferente.
- Tipo assim, se vc for escrever para adolescentes pode abusar do "miguxes", dos "vc, kd, tbm, pq, blz, vlw, D+, e por aí vai... Eles entenderão e se sentirão integrados ao seu texto.
Porém, se o seu foco for informação, opte por palavras escritas por extenso, dircurso objetivo, claro, e, de preferência, usando a norma formal da língua, sem erros de grafia.
De forma geral:
A não ser que esteja escrevendo um texto direcionado a acadêmicos de Língua Portuguesa, evite palavras muito rebuscadas e difíceis nada de "procrastinar, embrolho, subjetivo, paulatinamente, ósculos, amplexos e afins". Use sempre os sinônimos correntes na linguagem comum, (não faça seu leitor ser obrigado a consultar o dicionário), pois certamente, ao invés de ir verificar no dicionário, ele abandornará seu blog e irá procurar outro onde a informação esteja posta de forma mais clara.
Escolha assuntos sobre os quais você tenha algum conhecimento e domínio, isso facilitará bastante a sua escrita sobre ele.
Uma última dica: evite textos muito longos! A maioria das pessoas não têm paciência de ler muito. Textos longos são cansativos e poucos serão os que se disponibilizarão a ler tudo. Mais de 90% dos brasileiros não têm o hábito de ler. Portanto, textos curtos têm muito mais chances de atingir seus objetivos.
Releia SEMPRE o que escreveu! Essa é a forma mais eficaz de corrigir e melhorar seu texto.
Contribua com este artigo, comentando, deixando sua opinião, sugestão...
O primeiro passo para o sucesso de um blog é o planejamento - assim como em todo trabalho -
Existem muitos espaço na web dedicados à imagens, filmes, vídeos, etc. Mas o texto ainda é o carro chefe em matéria de comunicação.
Seu texto é direcionado a quem?
Já decidiu investir em um blog/site! Então defina para quem você irá escrever. Isso é muito importante, pois cada segmento exige e entende um tipo de linguagem diferente.
- Tipo assim, se vc for escrever para adolescentes pode abusar do "miguxes", dos "vc, kd, tbm, pq, blz, vlw, D+, e por aí vai... Eles entenderão e se sentirão integrados ao seu texto.
Porém, se o seu foco for informação, opte por palavras escritas por extenso, dircurso objetivo, claro, e, de preferência, usando a norma formal da língua, sem erros de grafia.
De forma geral:
A não ser que esteja escrevendo um texto direcionado a acadêmicos de Língua Portuguesa, evite palavras muito rebuscadas e difíceis nada de "procrastinar, embrolho, subjetivo, paulatinamente, ósculos, amplexos e afins". Use sempre os sinônimos correntes na linguagem comum, (não faça seu leitor ser obrigado a consultar o dicionário), pois certamente, ao invés de ir verificar no dicionário, ele abandornará seu blog e irá procurar outro onde a informação esteja posta de forma mais clara.
Escolha assuntos sobre os quais você tenha algum conhecimento e domínio, isso facilitará bastante a sua escrita sobre ele.
Uma última dica: evite textos muito longos! A maioria das pessoas não têm paciência de ler muito. Textos longos são cansativos e poucos serão os que se disponibilizarão a ler tudo. Mais de 90% dos brasileiros não têm o hábito de ler. Portanto, textos curtos têm muito mais chances de atingir seus objetivos.
Releia SEMPRE o que escreveu! Essa é a forma mais eficaz de corrigir e melhorar seu texto.
Contribua com este artigo, comentando, deixando sua opinião, sugestão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.