quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Como "começar" a ganhar dinheiro na internet com seu site ou blog.

Resolveu blogar profissionalmente? Quer ganhar dinheiro com seu blog ou site? Ótimo!  Mas como começar?


Vou contar brevemente minha "saga blogueira" para te mostrar que é possível.

1º - Sou desconfiadíssima, sempre que ouvia (lia) que era possível ganhar dinheiro na internet achava que era "cilada" ..rs . Hoje fico pensando quanto tempo gastei na internet que podereia ter me rendido bastate dinheiro (antes de fazer blog).

2º - O primeiro blog que fiz, foi como atividade de um curso de especialização na minha profissão. O objetivo do blog não era comercial, muito menos ganhar dinheiro, mas sim usá-lo como uma ferramenta a mais para direcionar conteúdo a um público específico.

4º - Minha segunda experiência com blog  foi quando ganhei um concurso cultural da loja de roupas femininas, Mercatto, no qual o prêmio era um contrato de 6 meses, para ser uma das "blogueiras" que iniciariam a criação do blog da marca Mercatto. Aí comecei a ter retorno financeiro para blogar, e adorei!!!

5º - Estava na sala de casa , escrevendo um dos meus post para o blog da  loja e falando com um familiar que estava ao meu lado sobre como era bom escrever e ainda ganhar  dinheiro por isso, essa pessoa me indicou o Blog da Maysa, mas especificamente esse artigo dela: Como ganhar dinheiro com seu blog ou site.

6º - Não sei se foi a conjuntura astral, se eu estava de excelente humor, se o texto da Maysa me passou confiabilidade... o fato é que o Blog da Maysa me fez perder a desconfiança quanto a essa história de ganhar dinheiro na internet. Já sai de lá direto para fazer minha inscrição no AdSense (repartição do Google que te paga para que você exiba  em seu site ou blog anuncios fornecidos por eles), em seguida criei esse blog aqui e passei a exibir os anuncios do AdSense.

He he he ... Tá pensando que agora  eu vou falar que daí em diante foi só esperar o dinheiro entrar e encher o bolso....rs . Nada disso!

Há cerca de um ano comecei a "blogar por dinheiro", hoje tenho  até domínio próprio (não é essencial), tenho um retorno financeiro muuuuuuuuuito melhor do que esperava. Mas o início não foi fácil não. Foram várias tentativas e erros, até eu achar os meus assuntos e formatos de blogs  rentáveis. Porém, eu consegui e você pode conseguir também É preciso ter persistência.

Que assuntos podem render mais dinheiro em um blog?
- Nem preciso dizer que esse Blog aqui não é o que me dá retorno financeiro, por ser um blog sem nenhum planejamento específico, é um blog pessoal. Na realidade só o mantenho por uma questão afetiva, afinal foi o primeiro. Você precisa falar de assuntos de interesse geral, suas crises existencias, seus devaneios e loucuras,  não vão atrair visitas. E, para ganhar dinheiro é importante que seu blog tenha um grande número de visitantes, portanto escolha algo de  que você goste, para ter do que falar(escrever),  e que também seja do  interesse de  um grande número de pessoas, para ter quem te escute (leia).

Onde hospedar seu blog?
-Crie um blog em um serviço gratuito, afinal o objetivo é ganhar dinheiro e não gastar - eu indico o Blogger - É uma plataforma que propicia a você criar e fazer a manutenção do seu blog mesmo que não tenha grandes conhecimentos de informática (que logicamente você vai começar a buscar para ir aprimorando seu blog aos poucos).

Um blog basta?

Pode ser que para alguns sim, mas como gosto de  uma certa estabilidade aconselho que:
- Depois de criar o primeiro blog e conseguir dar alguma estabilidade a ele, crie outros, pois esse "mundo tecnológico-virtual" é muito temperamental. Assim, quando os ganhos de um blog diminuírem, haverá outras fontes de ganho. (tenho cinco blogs ativos, com um tipo de assunto diferente em cada um deles). Você pode ter um blog principal e alguns reservas, como técnico de futebol.

Dá muito trabalho manter um blog?
- É desnecessário dizer que não adianta você publicar postagens em seu blog uma vez por ano (como faço aqui no  Devaneios). Os visitantes gostam de espaços atualizados. Se faltar assunto, dê uma olhadinha no blog "Quero ter um blog" , nesse post o  Alessandro Martins dá ótimas dicas para que você tenha assunto sempre:  22 fontes de conteúdo para seu blog falar pelos cotovelos sem parar.
Sim, manter um blog com uma certa qualidade (que é o que vai fazer a diferença entre você e os seus concorrentes, e te trazer lucros) dá trabalho e exige dedicação, como todo trabalho.

Garanto que se você gosta um pouco da palavra escrita se dará bem no "mundo dos blogs". Realmente É POSSÍVEL ganhar um bom dinheirinho blogando.

Claro que existem tutoriais de passo-a-passo detalhados sobre a criação de blogs em vários sites especializados (que você deve consultar),  aqui desejo informar aos iniciantes que dá para fazer, que é possível conseguir.

Caso deseje alguma informação, deixe a pergunta. Se eu souber a resposta, a darei com toda certeza.

Boa sorte e bons ganhos!!!

Afinal , dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar... ;)

- O bom de piada velha, é que sempre tem gente nova que ainda não conhece - :)

4 comentários:

  1. Raquel

    Gostei de ver você compartilhar a sua experiência.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Querida Raquel, ainda não ganhei nada só experiência.Ainda, não sei o caminho correto.Aff!

    Obrigada pelas dicas e por compartilhar os saberes da blogosfera.

    Grata pela visita e comentário no meu blogger.
    Gostei muito!

    Um abraço e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. - Roseqary, experiência é um ganho enorme. Não desanime, no começo é difícil mesmo, mas depois que pega o jeito...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Professor nelson, eu gostei de ver você comentando aqui;)
    Obrigada.
    Abs

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails