quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Soneto da fidelidade - Vinícius de Moraes - o que é o eu-lírico?

O eu-lírico é o personagem criado pelo autor, é quem "fala" no poema.
Mesmo que texto seja sobre coisas pessoais, subjetivas, do autor, como é comum na poesia, não se pode confundir autor e narrador, assim como não se pode confundir autor e eu-lírico. São personas distintas. O autor é quem escreve o texto, o eu-lírico é o personagem que fala no texto.Negrito

No poema abaixo, o eu-lírico se dispõe a uma entrega total , plena e irrestrita à pessoa amada, a prestar atenção total a esse amor, não se deixando desviar dele mesmo que apareça outra pessoa o mais linda que seja, mesmo sabendo que, inevitávelmente, ele se extinguirá como uma chama (fogo).

SONETO DA FIDELIDADE
Vinícius de Morais

De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

___________________________________
Confiram dicas de beleza e variedades femininas em:
http://www.modamercatto.com.br/blog
____________________________________

3 comentários:

  1. 'De tudo ao meu amor serei atento'

    Eu acho esse verso perfeito...
    Vinícius sabia como fazer seu eu-lírico.


    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tem um selo para você no meu blog!
    http://sodesafio.blogspot.com/2009/03/demorei-mas-voltei.html
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. "Mas que seja infinito enquanto dure"

    Eu acho essa frase linda...Perfeita pra mim*

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails