sábado, 31 de janeiro de 2009

O Romance esta relacionado ao Romantismo?

Romance - palavra que facilmente ligamos a beijo, bombons e poesias, isso sem falar em carinhos, bilhetinhos (e-mails), flores e amores... Certo?

Não, nem sempre. Na Literatura," romanço/romance "é o nome dado à mistura do latin com os idiomas das terras conquistadas pelos romanos. Do "romanço/romance", ou seja dessa mistura, vieram todas as línguas de origem latina.

Como os primeiros registros literários eram feitos em versos, isto é, em linguagem poética e não em prosa, quando alguém teve a ideia de escrever longas narrativas em forma mais próxima da línguagem cotidiana, a prosa, deu-se o nome a esse novo formato de texto de "Romance". Ou seja, a língua falada naquela época era o "romanço/romance", e a escrita, usando uma fórmula semelhante a da fala virou também Romance.

Todo texto cujo enredo seja longo e que seja escrito em prosa é um Romance, que não precisa ser , necessariamente romântico. Temos Romance de aventura, ficção científica, terror, histórico, e até mesmo as românticas histórias de amor.

Falaremos qualquer hora especificamente sobre os Romances da escola literária denominada Romantismo, que também é algo bem diferente da ideia generalizada que temos de romantismo.
Raquel.

____________________________________
Confiram dicas de beleza e variedades femininas em:
http://www.modamercatto.com.br/blog
____________________________________
Comentando os comentários:

Luis e André, obrigada pela visita e pelos comentários. Logo , logo estarei "devaneando" sobre o Romantismo X romantismo. ;)

EAD, eu não coloquei o "romanço", porque minha ideia aqui é ser o menos "didática" e colocar as coisas da forma o mais simples possível ;) . Mas você tem razão, melhor colocar os "pingos nos is". Acrescentei o "romanço" lá. Obrigada.

Confesso que "romança" nunca ouvi nem li, sei que chamava-se "romanço" a "mistura" da qual derivou o romance. Caso você tenha alguma indicação bibliográfica onde conste "romança", eu agradeceria se me indicasse.

Abs

3 comentários:

  1. Muito bom Raquel uma bela explicação para a palavra romance. Mas normal que ao ouvir ou ler a palavra romance pensarmos em romantismo.
    Belo Post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Só você Raquel para trazer luz na confusão deste termos .
    vou ficar esperando a explicação para o romantismo .

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Correto, só que a palavra para a mistura de linguas era romança, que depois virou romance. Parabéns.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails