A matéria abaixo circulou essa semana em jornais, blogs e afins. Discordo do título da matéria, da afirmação da pesquisa.
A mesma pesquisa afirma que internet não afeta a vida social das pessoas e haver uma interação social maior entre pessoas que usa internet. No mínimo essa afirmação é incoerente. Afinal, influencia ou não influencia?
Por conta dessa incoerência na pesquisa americana, resolvi perguntar aqui:
Quais mudanças a internet provocou em sua vida?
Há 20 anos não tinhamos internet, ao menos não acessível como existe hoje. Aos adolescentes, acho que não trouxe muitas mudanças, pois eles são "nativos" dessa Era Tecnológica, já nasceram nela. Porém quem tem mais de 30 anos cresceu sem a internet e teve de se adaptar às mudanças ocorridas com a difusão de informações e tranformações causada pela Revolução Digital.
Qual o balanço que você faz da internet na sua vida social, sentimental, profissional, mental...?
Confira os dados controversos da pesquisa:
Internet não afeta vida social das pessoas, afirma estudo
O avanço das tecnologias de comunicação e o surgimento das redes de compartilhamento de conteúdo e informações não afetou a vida social das pessoas. Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela consultoria Pew Research Center mostra que o isolamento social dos adultos americanos quase nada mudou desde 1985.
O levantameno aponta que 6% dos entrevistados declararam não ter ninguém, ou nenhum grupo, "com quem possam discutir assuntos que consideram importantes", índice três vezes maior que o registrado em 1985.
Entre os usuários de web, no entanto, 61% disseram conversar com seus vizinhos ao menos uma vez por mês. Além disso, 45% declararam ser mais propícios a visitar um café ou restaurante do que os que não usam os novos recursos da internet.
O estudo revela, ainda, que os usuários de redes sociais frequentam bibliotecas 52% mais vezes do que as pessoas "off-line" e visitam parques públicos 42% mais vezes.
A consultoria conclui que o crescimento do número de americanos que não possui uma vida social ativa não tem relação direta com o surgimento de smartphones ou redes sociais. Ao contrário, a Pew acredita que a evolução da web tem sido responsável pelo aumento da participação dos americanos nas vidas uns dos outros.
Exponha suas idéias!!! Arrisque-se, Exponha-se!!! Diga o que você pensa sobre isso.
Retirado de http://www.tiinside.com.br
Existe dois polos o bom e o ruim afeta sim, dependendo do canal que você se direciona.
ResponderExcluirAbraços forte
Sei não, parece-me tão óbvio que afeta consideravelmente que estou aqui matutando pra tentar concordar ou entender esse ponto de vista de que possa nao afetar... ainda nao consegui, mas sou so uma maluquinha a mais de todo jeito
ResponderExcluirbeijos, obrigada pela visita e comentario em meu blog
blog ta muiiiito legal
ResponderExcluirparabens!
acesse:
http://arvorerosa.blogspot.com/
Tania, então somos duas...rs
ResponderExcluirEu tbm não consigo de forma alguma entender esse "não afeta".
bjos
Estudo tolo e mal construido... Certas coisas não se pode relacionar sem ter parâmetros para entender o grau de vínculo entre elas...
ResponderExcluirAté mesmo as pessoas que já "nasceram conectadas" são afetadas pela internet. Afinal, suas vidas teriam sido diferentes sem ela...
É normal, cada um produz o que pretende e nem sempre a pesquisa chega as conclusões corretas e assertivas.
http://apenas-daniel.blogspot.com/
A internet e um meio de você ligar suas redes sociais, extrernas com as on line, e devemos ter vida la fora também
ResponderExcluirhttp://midiasocialbrasil.blogspot.com/
"Balela" a internet não sabendo dosar(muitos não sabem) é muito prejudicial para vida social de um individuo. Muitos se escondem atrás de um pc, se esquecendo da realidade.
ResponderExcluirTambém discordo do título da matéria e da pesquisa.
ótimo blog, seguido :)