sábado, 14 de novembro de 2009

A internet não afeta a vida social das pessoas? Como assim? Qual sua relação com a Internet?

A internet "não afeta" interatividade na vida das pessoas? Como não afeta? Você se relaciona bem com a Internet?




A  matéria abaixo circulou essa semana em jornais, blogs e afins. Discordo do título da matéria, da  afirmação da pesquisa.

A mesma pesquisa  afirma que internet não afeta a vida social das pessoas e  haver uma interação social maior entre pessoas que usa  internet. No mínimo essa afirmação é incoerente. Afinal, influencia ou  não influencia?

Por conta dessa incoerência na pesquisa  americana, resolvi perguntar  aqui:

Quais mudanças  a  internet provocou  em  sua vida?

Há 20 anos não tinhamos internet, ao  menos não acessível como  existe hoje. Aos adolescentes, acho que  não trouxe muitas  mudanças, pois eles são "nativos" dessa Era Tecnológica, já nasceram nela. Porém quem tem  mais de  30  anos cresceu sem  a  internet e teve de  se  adaptar às mudanças ocorridas com a difusão de informações e tranformações causada pela Revolução Digital.

Qual o  balanço que você faz da  internet  na  sua  vida social, sentimental, profissional, mental...?

Confira os dados controversos da pesquisa:
Internet não afeta vida social das pessoas, afirma estudo

O avanço das tecnologias de comunicação e o surgimento das redes de compartilhamento de conteúdo e informações não afetou a vida social das pessoas. Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela consultoria Pew Research Center mostra que o isolamento social dos adultos americanos quase nada mudou desde 1985.

O levantameno aponta que 6% dos entrevistados declararam não ter ninguém, ou nenhum grupo, "com quem possam discutir assuntos que consideram importantes", índice três vezes maior que o registrado em 1985.

Entre os usuários de web, no entanto, 61% disseram conversar com seus vizinhos ao menos uma vez por mês. Além disso, 45% declararam ser mais propícios a visitar um café ou restaurante do que os que não usam os novos recursos da internet.

O estudo revela, ainda, que os usuários de redes sociais frequentam bibliotecas 52% mais vezes do que as pessoas "off-line" e visitam parques públicos 42% mais vezes.

A consultoria conclui que o crescimento do número de americanos que não possui uma vida social ativa não tem relação direta com o surgimento de smartphones ou redes sociais. Ao contrário, a Pew acredita que a evolução da web tem sido responsável pelo aumento da participação dos americanos nas vidas uns dos outros.
Exponha suas idéias!!! Arrisque-se, Exponha-se!!!  Diga o que você pensa sobre isso.


Retirado de http://www.tiinside.com.br

7 comentários:

  1. Existe dois polos o bom e o ruim afeta sim, dependendo do canal que você se direciona.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Sei não, parece-me tão óbvio que afeta consideravelmente que estou aqui matutando pra tentar concordar ou entender esse ponto de vista de que possa nao afetar... ainda nao consegui, mas sou so uma maluquinha a mais de todo jeito

    beijos, obrigada pela visita e comentario em meu blog

    ResponderExcluir
  3. blog ta muiiiito legal
    parabens!
    acesse:
    http://arvorerosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tania, então somos duas...rs
    Eu tbm não consigo de forma alguma entender esse "não afeta".
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Estudo tolo e mal construido... Certas coisas não se pode relacionar sem ter parâmetros para entender o grau de vínculo entre elas...

    Até mesmo as pessoas que já "nasceram conectadas" são afetadas pela internet. Afinal, suas vidas teriam sido diferentes sem ela...

    É normal, cada um produz o que pretende e nem sempre a pesquisa chega as conclusões corretas e assertivas.

    http://apenas-daniel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A internet e um meio de você ligar suas redes sociais, extrernas com as on line, e devemos ter vida la fora também

    http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. "Balela" a internet não sabendo dosar(muitos não sabem) é muito prejudicial para vida social de um individuo. Muitos se escondem atrás de um pc, se esquecendo da realidade.
    Também discordo do título da matéria e da pesquisa.

    ótimo blog, seguido :)

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails