terça-feira, 21 de abril de 2009

Literatura: tempo cronológico X tempo psicológico.

Os textos podem apresentar "tempo psicológico" e/ou "tempo cronológico".



Tempo cronológico é o contado no relógio, horas, dias , anos, numa ordem linear de tempo. Uma sequência em sentido horário.
Exemplo: Hoje, acordei, tomei café e me vesti para ir trabalhar. Como peguei um engarrafamento enorme, terminei chegando atrasada.

Tempo psicológico, é "mental" , não segue uma ordem linear, sequêncial.
Exemplo: Estive relembrando os tempos em que corria descalça na terra batida do quintal da casa grande no sítio da minha vó. Senti por alguns instantes o cheiro de terra molhada quando chovia... A memória nos faz reviver tempos que jamais voltarão.

Resumo:
Tempo cronológico = seguindo o relógio, o calendário... sempre para a frente. Presente e futuro (mesmo que comece a narrativa em 1980, por exemplo, daí só poderá ir para frente, como  no  relógio).

Tempo psicológico = seguindo o pensamento, podendo voltar no tempo, nas lembraças... Pode ficar viajando entre o passado, presente e futuro.(pode começar em 1980, vir para 2009, voltar para 1730), e pode ficar dando "piruetas" no tempo, sem preocupação com o relógio ou com o calendário.

51 comentários:

  1. engraçado como o tempo as vezes nos faz adaptar as situações, deixando de vez no passado coisas que poderiam tanto voltar a acontecer

    ResponderExcluir
  2. vlw tava precisando para um trabalho e achei a resposta!

    ResponderExcluir
  3. é mais o menos podoa ser melhor, os conteudos podiam ser mais organizados e assim ficariam melhor

    ResponderExcluir
  4. isso não me ajudouu ._________.

    ResponderExcluir
  5. eu não acho isso em nenhum lugar tempo cronologico neim psicologico

    ResponderExcluir
  6. vlw aew velho me ajudou muito para fazer meu trabalho embora esteja um poco limitado ,comoca tambem o do tempo historico que vai ajudar tambem vlw

    ResponderExcluir
  7. vlw aew velho me ajudou muito para fazer meu trabalho embora esteja um poco limitado ,coloca tambem o do tempo historico que vai ajudar tambem vlw


    (kkkkkkkkkkk escrvi errado ali butei comoca kkk)
    vlw

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi o "comoca" mesmo (rs)
    Mas vamos aos tempos... É limitado porque a ideia é só dar a explicação para que vocês entendam e façam o trabalho por conta própria ;)

    Não existe a definição "tempo histórico", só tempo cronológico e tempo psicológico. O tempo histórico, pode se enquadrar dentro do tempo cronológico, porque em um texto histórico se narra os acontecimentos de forma linear (seguindo as datas - dias, meses, anos, séculos - . Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar. Boa sorte com seu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. entendi melhor o que o professor quis nos dizer dentro da saala obrigada !

    ResponderExcluir
  10. muito obrigada, me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  11. muito bom!!!
    estava mesmo precisando disso para um trabalho.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  12. xiiiiiiiiiii isso nao me ajudou presisei de +coisas para completar meu trabalho...

    ResponderExcluir
  13. meu trabalho ficou muito show
    valeeeeu!!!

    ResponderExcluir
  14. nuss valew isso me ajudou bastante se eu tirar 10 na prova eu volto aki e falo mais merda!!!
    mto obrigadaaaa
    s2!!!

    ResponderExcluir
  15. nao ajudou, preciso de um exemplo como filme, historia, sei lá, e era urgente ._.

    ResponderExcluir
  16. Achei o que precisava, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. valeu achei o que eu queria do jeitinho que era obrigada

    ResponderExcluir
  19. muito bom me ajudou d+ mermoo *-*

    ResponderExcluir
  20. vlw ajudo mt aki no trabalho de portugues ;)

    ResponderExcluir
  21. é super!!! interresantee queroo dizer só lii poorq tenhoo q estuudar para proova me desejem booa soorte

    ResponderExcluir
  22. parabéns pela dica, excelente, melhor do que a maioria das definições postadas na net.

    ResponderExcluir
  23. awwwn *--*
    Arigato ♥ Estava procurando por isso, me ajudou muito (:

    ResponderExcluir
  24. ;) obg.. me ajudou mt, mas tenho cinco hrs pra ler um livro e identificar narrador, tempo, contar enredo.. ái se eu pudesse usar o tempo pscologico pra fazer o ke kiser, na hr ke kiser :/

    ResponderExcluir
  25. obg ae , voçs me salvaran , kkk abç

    ResponderExcluir
  26. muito bem precisa disso
    o professor só cobrava

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado pela ajuda,esse Tópico me ajudou muito com o meu tarabalho

    Abração para vocês.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. isso e so um pouco do que eu procuro presiso de mais coisas.Porque vcs nao fasem uma lista de respostas e escolhem o melho depois coloca a resposta e se estiver serto da um premio nao seria bem melhor assimm???????

    votem em mim para se asssi eu uso muito esse site ta,entao que sejao comoa s pessoas queremmm......

    ResponderExcluir
  29. muito bommmm! PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  30. Obrg me ajudou mt , precisei pra um trabalho e essa materia foi otima ... XD

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigada me ajudou muito....bjsss
    foi demais

    ResponderExcluir
  32. Obrigada,realmente me ajudou muito,é uma explicação bem menos complexa do que a que recebi de minha professora (rs)

    ResponderExcluir
  33. gostei muito isso me ajudou muito no meu estudo de historia . tomara que me ajude na prova de historia que eu acerte essa questao.
    MUITO OBRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  34. gostei muito isso me ajudou muito no meu estudo de historia . tomara que me ajude na prova de historia que eu acerte essa questao.
    MUITO OBRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  35. essa pesquisa é muito boa

    ResponderExcluir
  36. essa pesquisa me ajudou muita

    ResponderExcluir
  37. SÓ FALTARAM ALGUNS EXEMPLOS DE TEXTOS COM ESTAS CARACTERÍSTICAS.
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  38. Parabéns cara, estava fazendo um trabalho e estive com duvida pois minha professora não explicou isso direito na aula, ótima explicação ajudou muito.

    ResponderExcluir
  39. Adorei,melhor resposta não poderia achar valeu!

    ResponderExcluir

Agradeço por sua participação! Sua opinião contribui para o meu crescimento.

O sonho encheu a noite/Extravasou pro meu dia/Encheu minha vida/E é dele que eu vou viver/Porque sonho não morre. Adélia Prado
Related Posts with Thumbnails